IFPELAC

Alusivo à Passagem do Dia 1 de Novembro:
IFPELAC REALIZA PALESTRA SOBRE A VIDA E OBRA DE ALBERTO CASSIMO

MAPUTO, 03 DE NOVEMBRO DE 2025 – O Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), instituição tutelada pelo Ministro da Juventude e Desporto (MJD), realizou na manhã desta Segunda-feira (03), uma Palestra alusiva as celebrações do 1 de Novembro, dia da criação do Instituto através do Decreto n.º 47/2016, que fundiu a área de Formação Profissional com a Escola de Estudos Laborais.

O IFPELAC nasce da fusão de duas instituições preexistentes para melhorar a Formação Profissional em Moçambique e garantir que os programas educativos estejam alinhados com as necessidades do mercado de trabalho, cujo objectivo visa formar técnicos e operários qualificados, promover o emprego, e pesquisar sobre o mercado laboral, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Nesta Segunda-feira, a Direcção-Geral do IFPELAC juntou formadores, formandos, quadros dos Colectivos de Direcção dos Serviços Centrais e da Delegação Provincial da Cidade de Maputo num mesmo espaço para falar da gênese da instituição bem como da vida e obra do seu patrono, a título póstumo, Dr. Alberto Francisco Cassimo, nascido a 28 de Setembro de 1944, em Quelimane, na Província da Zambézia.

Alberto Cassimo fez os seus estudos primários na Escola Secundaria de Quelimane e Secundário na Escola Industrial e Comercial de Quelimane, tendo se formado em Finanças, na Universidade de Moscou Lomonosov, em Moscoso e, após a formação, leccionou na Escola Secundária da FRELIMO em Bagamoyo.

Na ocasião, o Palestrante Victorino Banze explicou que Alberto Cassimo foi membro da Comissão encarregue no processo de transformação do Banco Ultramarino em Banco de Moçambique, em 1975, no qual foi nomeado Governador no mesmo ano, cargo que exerceu até 1978, ano em que foi nomeado Ministro do Trabalho, funções que lhe permitiram criar a Escola de Estudos Laborais e, que desempenhou até 1981, ano da sua morte.
Cassimo foi, igualmente, membro honorário da Organização Nacional de Jornalistas (ONJ).

Segundo o Director-Geral do IFPELAC, Agostinho Cosme, os formandos desta instituição têm, nesta data, o privilégio de saber na íntegra, o porquê da celebração do 1º de Novembro e como surgiu o IFPELAC.

“Hoje, estamos a fazer nove anos – é uma instituição nova, nesses termos, com este nome. É uma sorte que temos e estamos em todo o país, em todas as províncias. Temos instituições similares em outros países, também, que trabalham para a Formação Profissional. Temos vários exemplos em Angola, mas também temos o Brasil, que tem uma experiência muito longa nesse processo de formação de jovem para o mercado de trabalho ou para a indústria”.

A Formação Profissional, para além de ter um condão de desenvolvimento do país, também fortifica o indivíduo para Saber Fazer – Ao invés de estar a correr para atrás do emprego, ele produz o próprio emprego – uma capacidade para ser, fazer coisas e ser concorrido.

“PELA PADRONIZAÇÃO E QUALIDADE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MOÇAMBIQUE”
https://www.facebook.com/share/p/1EZRsBk8gC/

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*