
O Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) está levar a cabo uma acção de capacitação de 100 Formadores iniciantes em matérias de Psicopedagogia, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas 10 Províncias do país, com excepção da Cidade de Maputo, que mantém-se em formato Semi-presencial.
Esta formação decorre no modelo híbrido a partir dos Serviços Centrais do IFPELAC, instituição tutelada pelo SEJE, com o apoio da GIZ Pró Educação.
Falando na cerimónia de abertura, o Director-geral do IFPELAC, Leo Elias Jamal, destacou que a formação terá a duração de 10 dias úteis, num horizonte temporal de 04 horas diárias, e será em modelo Semi-presencial para permitir maior abrangência dos beneficiários.
“Temos a pretensão de garantir que os 100 novos formadores que estão a ser admitidos em 2022, tenham, também, o privilégio e a oportunidade de ter uma formação Psicopedagógica com a natureza híbrida, pois, a aula presencial está a ser na cidade de Maputo. Queremos, com isto, dizer que vamos capitalizar este modelo de formação, pois acreditamos que, por um lado, ajuda-nos a reduzir os custos, e por outro lado nos garante sermos muito mais abrangentes em termos de formadores beneficiários”.
Na ocasião, Leo Jamal agradeceu a presença de todos formadores e gestores pedagógicos de todas Delegações e Centros de Formação Profissional do país, e aproveitou a oportunidade para convidar o parceiro da GIZ Pró Educação para continuar a apoiar a Formação Profissional nas próximas edições.
“Ao parceiro da GIZ Pró Educação vai o nosso voto sincero de reconhecimento do apoio que tem dado um pouco por todo o país, e convidamo-lo para continuar a nos apoiar nesta e noutras iniciativas, sobretudo, nesta ideia de capitalizar este modelo híbrido de formação Psicopedagógica, pois, provavelmente no próximo ano, poderemos ter uma aula presencial em uma outra província e as outras poderão ter aulas virtuais”, sublinhou.