IFPELAC

Ao Abrigo do Memorando de Entendimento:
MAIS DE 1.000 MPMEs SERÃO CAPACITADAS ATRAVÉS DA PARCERIA ESTRATÉGICA FIRMADA ENTRE O IFPELAC E GOPA-AFC

MAPUTO, 31 DE OUTUBRO DE 2025 – O Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), instituição tutelada pelo Ministro da Juventude e Desporto (MJD), e a GOPA-AFC rubricaram na manha desta Sexta-feira (31), na cidade de Maputo, um Memorando de Entendimento para apoiar no desenvolvimento das MPMEs com recurso a capacitações e troca de experiências de sucesso.

Na ocasião, o Director-geral do IFPELAC, Agostinho Cosme Manje, assegurou com esta parceria técnica, que a instituição está pronta em colaborar com a GOPA-AFC como um parceiro estratégico do ponto de vista dos termos arrolados nos acordos, sobretudo nas responsabilidades entre as partes onde cada uma das partes poderá honrar com as acções previstas.

“Nós somos uma instituição do Estado com uma representação ao nível nacional. Temos 25 Centros de Formação Profissional físicos e 32 Unidades Móveis espalhados em todo o país. Mas, daqui há alguns anos, teremos mais Centros para além dos 25, vamos subir até 29 Centros. Temos vários cursos que ministramos para Saber Fazer, por isso a nossa missão é dotar os jovens com o conhecimento de Saber Fazer a título individual ou por necessidade das empresas que solicitam os nossos serviços”.

Por seu turno, a GOPA-AFC se junta ao IFPELAC, por ser um parceiro sólido e eficaz para apoiar mais de 1.000 MPMEs nas áreas de Culinária, Pastelaria, Restauração, Catering e Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Nesta Parceria Público-Privada, cada MPME será apoiada com 36 horas de capacitação interativa para garantir que o conhecimento, a atitude, as competências e a experiência correctas sejam transmitidos em sessões práticas de treinamento que resultará em histórias de sucesso de mulheres e jovens empreendedores que conseguirão aumentar a competitividade dos seus negócios para oferecer serviços de qualidade às comunidades das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Tete.

Importa referir que a GOPA-AFC já está a implementar os Cursos de Gestão no âmbito do mesmo Projeto e, até o momento, já formou, capacitou e preparou mais de 4.000 empreendedores nas áreas de Finanças, Marketing e Serviços Digitais, para além de estar a trabalhar com mães lactantes, pessoas com deficiência e jovens para garantir que a competitividade das MPMEs seja fortalecida, e as histórias de sucesso tenham sido registadas.

“PELA PADRONIZAÇÃO E QUALIDADE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MOCAMBIQUE”
https://www.facebook.com/share/19HDUDMEwe/

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*